Estudos em filosofia da educação. v. 1

Autori

Marcos Sidnei Pagotto Euzebio
(Organizador)
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
https://orcid.org/0000-0003-4166-9942
Rogério de Almeida
(Organizador)
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
https://orcid.org/0000-0002-6720-1099
Marcos Beccari
(Organizador)
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
https://orcid.org/0000-0002-2178-097X
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9786550130220

Keywords:

Filosofia da educação, Filosofia, Educação, Hermenêutica

Scheda

Este primeiro volume de Estudos em Filosofia da Educação reúne os trabalhos produzidos a partir da disciplina Introdução à Filosofia da Educação: uma tradição literária, ministrada em 2024 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. O livro oferece um itinerário que parte do núcleo da Filosofia da Educação para explorar suas interfaces mais periféricas — e não menos férteis — como a ciência, a linguagem, a política, as artes e o imaginário. A ordem dos capítulos sugere um percurso reflexivo: em primeiro lugar, o porquê e o como filosofar sobre educação; depois, o que ensinamos e sob quais critérios de verdade; em seguida, como a linguagem e o corpo organizam a experiência formativa; para quem e em nome de que justiça se educa; e, por fim, onde mais podemos formar, quando a educação se abre ao lúdico, à arte, ao cinema e ao simbólico. Não se trata, contudo, de uma sequência rígida, mas de um fio que entrelaça problemas, autores e práticas, conduzindo a leitura sem saltos. O resultado é um mosaico plural de perspectivas que reafirma a Filosofia da Educação como campo de experimentação conceitual e prática, em constante diálogo com outras formas de pensamento e formação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

settembre 29, 2025
COME CITARE

##monograph.miscellaneousDetails##

ISBN-13 (15)

978-65-5013-022-0

doi

10.11606/9786550130220