Desenho universal para a aprendizagem e ensino inclusivo na educação infantil

Auteurs-es

Claudia Daiane Batista Bettio
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Ana Carolina Arruda Miranda
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Andréia Schmidt
Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9786588082034

Mots-clés :

Educação Inclusiva, Educação Infantil

Synopsis

Este livro tem por objetivo discutir os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e sua aplicação na Educação Infantil. A proposta é baseada na pergunta: como podemos planejar e desenvolver um ensino direcionado a todas as crianças de uma classe de Educação Infantil, levando em conta os conceitos do DUA e as características de cada criança? Parte-se, primeiramente, da abordagem sobre a Educação Inclusiva e suas características, visto que o DUA tem como pressuposto a educação como um direito de todas as crianças, sendo dever da escola proporcionar meios para o aluno aprender, pois não é o aluno que deve se adaptar ao que a escola tem para oferecer. Na sequência, são apresentados e discutidos os princípios do DUA. O objetivo desses exemplos não é sugerir atividades a serem aplicadas pelo professor em sua realidade, mas sim analisar como os princípios discutidos estão presentes em situações de ensino do dia a dia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

##catalog.published##

août 30, 2021

##catalog.categories##

COMMENT DEVISER

Licence

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.

Renseignements à propos de cette monographie

ISBN-13 (15)

978-65-88082-03-4

doi

10.11606/9786588082034