Desenho universal para a aprendizagem e ensino inclusivo na educação infantil

Autores/as

Claudia Daiane Batista Bettio
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Ana Carolina Arruda Miranda
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Andréia Schmidt
Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Educação Infantil

Sinopsis

Este livro tem por objetivo discutir os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e sua aplicação na Educação Infantil. A proposta é baseada na pergunta: como podemos planejar e desenvolver um ensino direcionado a todas as crianças de uma classe de Educação Infantil, levando em conta os conceitos do DUA e as características de cada criança? Parte-se, primeiramente, da abordagem sobre a Educação Inclusiva e suas características, visto que o DUA tem como pressuposto a educação como um direito de todas as crianças, sendo dever da escola proporcionar meios para o aluno aprender, pois não é o aluno que deve se adaptar ao que a escola tem para oferecer. Na sequência, são apresentados e discutidos os princípios do DUA. O objetivo desses exemplos não é sugerir atividades a serem aplicadas pelo professor em sua realidade, mas sim analisar como os princípios discutidos estão presentes em situações de ensino do dia a dia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

agosto 30, 2021
CÓMO COTIZAR

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-88082-03-4

doi

10.11606/9786588082034