Desenho universal para a aprendizagem e ensino inclusivo na educação infantil

Authors

Claudia Daiane Batista Bettio
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Ana Carolina Arruda Miranda
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Andréia Schmidt
Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Keywords:

Educação Inclusiva, Educação Infantil

Synopsis

Este livro tem por objetivo discutir os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e sua aplicação na Educação Infantil. A proposta é baseada na pergunta: como podemos planejar e desenvolver um ensino direcionado a todas as crianças de uma classe de Educação Infantil, levando em conta os conceitos do DUA e as características de cada criança? Parte-se, primeiramente, da abordagem sobre a Educação Inclusiva e suas características, visto que o DUA tem como pressuposto a educação como um direito de todas as crianças, sendo dever da escola proporcionar meios para o aluno aprender, pois não é o aluno que deve se adaptar ao que a escola tem para oferecer. Na sequência, são apresentados e discutidos os princípios do DUA. O objetivo desses exemplos não é sugerir atividades a serem aplicadas pelo professor em sua realidade, mas sim analisar como os princípios discutidos estão presentes em situações de ensino do dia a dia.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

August 30, 2021
HOW TO CITE

License

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

978-65-88082-03-4

doi

10.11606/9786588082034