Urbverde na escola

Autori

Marcela Fernandes da Costa, Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos; Catia Cristina Teodoro, Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos; Marcel Fantin, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo; Nagayamma Aragão, Associação Unidos de Cabo Verde; Manoel Antonio Lopes Rodrigues Alves, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo; Luís Gustavo Bet, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Rubia Gomes Morato, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas; Ademir Fernando Morelli, Universidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental; Kleyton da Silva, Universidade do Vale do Itajaí; Diana Xavier dos Santos, Escola Estadual Professor Aduar Kemell Dibo em São Carlos; Adrieli Caroline Pereira, Escola Estadual Professor Aduar Kemell Dibo em São Carlos; Gustavo Paixão Menezes, Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos; Vitor Antonio de Almeida Lacerda, Universidade de São Paulo. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação; Flávia Cristina Sossae, Universidade de Araraquara
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9788566624427

Keywords:

Planejamento ambiental urbano, Sustentabilidade urbana, Plataforma de monitoramento, Áreas verdes urbanas

Scheda

Mitigar as mudanças climáticas e os problemas ambientais são desafios urgentes e complexos que exigem um esforço global e coordenado. Assim, desenvolver e implementar políticas públicas e novas tecnologias, mudanças nos hábitos, participação individual e coletiva, ajuda na na construção de um futuro mais sustentável. A presente obra evidencia a importância da educação climática como alicerce para o desenvolvimento das competências-chave para a sustentabilidade propostas pela UNESCO. Nesse sentido, este material destina-se às escolas do ensino fundamental II e ensino médio, e tem como objetivo estimular a interação entre diferentes áreas como Ciências da Natureza, Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais aplicadas, trazendo um convite para explorar, conhecer e transformar os espaços ao seu redor, por meio da Plataforma UrbVerde. A Plataforma UrbVerde contém informações que permitem a compreensão de características e métricas socioambientais de 645 municípios do Estado de São Paulo. As métricas possibilitam análises espaço-temporais sobre eventos de temperatura, vegetação e parques e praças. A plataforma foi elaborada para auxiliar a sociedade em pesquisas, tomadas de decisões e gestão ambiental, buscando promover uma transformação na forma como os estudantes observam e interagem com o mundo à sua volta, tornando-os mais conscientes e ativos na concepção e preservação do meio ambiente.

 

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Capa

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Pubblicato

gennaio 24, 2025
COME CITARE

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ISBN-13 (15)

978-85-66624-42-7

doi

10.11606/9788566624427