Revisitando a teoria e prática a partir da formação de professores: programas PIBID e PRP

Autori

Karina Soledad Maldonado Molina
Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
https://orcid.org/0000-0002-2136-9769
Sergio Roberto Silveira
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
https://orcid.org/0000-0001-9171-0777
Bárbara Corominas Valério
Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística
https://orcid.org/0000-0001-9060-4841
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9786501075518

Keywords:

Formação de professores, Avaliação educacional

Scheda

Este livro é constituído por uma parte dos trabalhos desenvolvidos no interior dos subprojetos dos projetos institucionais da Universidade de São Paulo-USP, relativa ao Edital 23/2022, para implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID e Programa de Residência Pedagógica-PRP no âmbito da CAPES. Estes projetos buscam consolidar a triangulação entre a Universidade, a partir da interação entre docentes e estudantes dos cursos de diferentes licenciaturas e as unidades escolares das redes públicas. Nas escolas a parceria com professores supervisores de variados campos de conhecimentos, o que possibilita que estes profissionais atuem como co-formadores. Muitos desafios foram enfrentados e superados na implementação do projeto institucional na busca pela formação de professores tendo como tônica o princípio entender os sujeitos em ação e na ação, docentes universitários, licenciandos, professores e estudantes das escolas públicas da educação básica, como seres sociais em constante interação em prol do aprender, refletir autonomamente e do trabalho coletivo e colaborativo. Assim, a prática educativa imbricada nas relações entre docente da Universidade, licenciandos, professor da instituição escolar e estudantes como elementos indissociáveis do processo educacional, se estabelece numa constante relação dialógica de aprendizagem.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

agosto 12, 2024

##catalog.categories##

COME CITARE

##monograph.miscellaneousDetails##

ISBN-13 (15)

978-65-01-07551-8

doi

10.11606/9786501075518