Revisitando a teoria e prática a partir da formação de professores: programas PIBID e PRP

Authors

Karina Soledad Maldonado Molina
Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
https://orcid.org/0000-0002-2136-9769
Sergio Roberto Silveira
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
https://orcid.org/0000-0001-9171-0777
Bárbara Corominas Valério
Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística
https://orcid.org/0000-0001-9060-4841

Keywords:

Formação de professores, Avaliação educacional

Synopsis

Este livro é constituído por uma parte dos trabalhos desenvolvidos no interior dos subprojetos dos projetos institucionais da Universidade de São Paulo-USP, relativa ao Edital 23/2022, para implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID e Programa de Residência Pedagógica-PRP no âmbito da CAPES. Estes projetos buscam consolidar a triangulação entre a Universidade, a partir da interação entre docentes e estudantes dos cursos de diferentes licenciaturas e as unidades escolares das redes públicas. Nas escolas a parceria com professores supervisores de variados campos de conhecimentos, o que possibilita que estes profissionais atuem como co-formadores. Muitos desafios foram enfrentados e superados na implementação do projeto institucional na busca pela formação de professores tendo como tônica o princípio entender os sujeitos em ação e na ação, docentes universitários, licenciandos, professores e estudantes das escolas públicas da educação básica, como seres sociais em constante interação em prol do aprender, refletir autonomamente e do trabalho coletivo e colaborativo. Assim, a prática educativa imbricada nas relações entre docente da Universidade, licenciandos, professor da instituição escolar e estudantes como elementos indissociáveis do processo educacional, se estabelece numa constante relação dialógica de aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

August 12, 2024
HOW TO CITE

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

978-65-01-07551-8

doi

10.11606/9786501075518