Cinema, imaginário e educação: os fundamentos educativos do cinema

Autori

Rogério de Almeida
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
https://orcid.org/0000-0002-6720-1099
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9786587047706

Keywords:

Cinema e educação, Arte-educação, Imaginário, Estética, Filosofia da educação

Scheda

Este livro articula-se em duas partes. A primeira – cinema e educação – traz os fundamentos do cinema (capítulo 1) e os fundamentos educativos do cinema (capítulo 2), abordando como o cinema se constitui como linguagem, narração, imersão e espectatorialidade, para então aprofundar seus aspectos propriamente educativos, o que envolve os fundamentos cognitivo, filosófico, estético, mítico, existencial, antropológico e poético. A segunda parte – imaginários contemporâneos –apresenta três estudos hermenêuticos sobre a distopia, o niilismo e a afirmação trágica, como vetores que possibilitam compreender filosoficamente o contemporâneo por meio do cinema. Dessa forma, este livro se destina a pesquisadores do cinema e da educação, da filosofia da educação, a professores de artes, literatura, história, geografia e áreas afins, a estudantes de pedagogia e das demais licenciaturas, além de um público mais geral, interessado nas potencialidades do cinema para a compreensão da realidade contemporânea.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.
Capa

##submission.downloads##

Pubblicato

luglio 26, 2024
COME CITARE

##monograph.miscellaneousDetails##

ISBN-13 (15)

978-65-87047-70-6