Cinema, imaginário e educação: os fundamentos educativos do cinema

Autores/as

Rogério de Almeida
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
https://orcid.org/0000-0002-6720-1099

Palabras clave:

Cinema e educação, Arte-educação, Imaginário, Estética, Filosofia da educação

Sinopsis

Este livro articula-se em duas partes. A primeira – cinema e educação – traz os fundamentos do cinema (capítulo 1) e os fundamentos educativos do cinema (capítulo 2), abordando como o cinema se constitui como linguagem, narração, imersão e espectatorialidade, para então aprofundar seus aspectos propriamente educativos, o que envolve os fundamentos cognitivo, filosófico, estético, mítico, existencial, antropológico e poético. A segunda parte – imaginários contemporâneos –apresenta três estudos hermenêuticos sobre a distopia, o niilismo e a afirmação trágica, como vetores que possibilitam compreender filosoficamente o contemporâneo por meio do cinema. Dessa forma, este livro se destina a pesquisadores do cinema e da educação, da filosofia da educação, a professores de artes, literatura, história, geografia e áreas afins, a estudantes de pedagogia e das demais licenciaturas, além de um público mais geral, interessado nas potencialidades do cinema para a compreensão da realidade contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Capa

Descargas

Publicado

julio 26, 2024
CÓMO COTIZAR

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-87047-70-6