Educação como poiesis

Auteurs-es

Theda Cabrera
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Marcos Ferreira-Santos
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9786587047232

Mots-clés :

Arte-educação, Dramatização, Contos filosóficos, Hermenêutica

Synopsis

O livro tem como base a investigação em nível pós-doutoral em educação, o caráter transdisciplinar e situa-se na interface entre os campos da Educação, Arte-Educação e Antropologia do Imaginário. Desse modo se faz necessário mostrar qual a concepção dos autores sobre cada um desses campos de saber. Na obra a Educação é abordada como um modo de proporcionar ao Ser o exercício de realizar seu potencial humano, como ato que nunca termina e que nunca se ordena, como poiésis, um tempo de criatividade e de criação. Em relação à Arte-educação, interessa aos autores a confluência entre uma concepção específica de educação, como poiésis e a fusão com algumas categorias elementares da arte “(expressão, criação, estesia, fruição e reflexão)”. Na Antropologia do Imaginário não se considera que as narrativas simbólicas como os mitos ou os contos filosóficos estejam circunscritas "aos povos primitivos", "irracionais" e "atrasados’", pois, segundo os autores, no universo simbólico “não há efetivamente progresso, não há superação dos dados antropológicos, mas seu eterno retorno”.

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##catalog.published##

septembre 15, 2021
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ISBN-13 (15)

978-65-87047-23-2

doi

10.11606/9786587047232