Educação como poiesis

Autores/as

Theda Cabrera
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Marcos Ferreira-Santos
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Palabras clave:

Arte-educação, Dramatização, Contos filosóficos, Hermenêutica

Sinopsis

O livro tem como base a investigação em nível pós-doutoral em educação, o caráter transdisciplinar e situa-se na interface entre os campos da Educação, Arte-Educação e Antropologia do Imaginário. Desse modo se faz necessário mostrar qual a concepção dos autores sobre cada um desses campos de saber. Na obra a Educação é abordada como um modo de proporcionar ao Ser o exercício de realizar seu potencial humano, como ato que nunca termina e que nunca se ordena, como poiésis, um tempo de criatividade e de criação. Em relação à Arte-educação, interessa aos autores a confluência entre uma concepção específica de educação, como poiésis e a fusão com algumas categorias elementares da arte “(expressão, criação, estesia, fruição e reflexão)”. Na Antropologia do Imaginário não se considera que as narrativas simbólicas como os mitos ou os contos filosóficos estejam circunscritas "aos povos primitivos", "irracionais" e "atrasados’", pois, segundo os autores, no universo simbólico “não há efetivamente progresso, não há superação dos dados antropológicos, mas seu eterno retorno”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

septiembre 15, 2021
CÓMO COTIZAR

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-87047-23-2

doi

10.11606/9786587047232