Orientação à queixa escolar

Autores/as

Beatriz de Paula Souza
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

Palabras clave:

Aprendizagem, Dificuldades de Apredizagem, Intervenção (Psicologia), Psicologia escolar, Psicologia clínica, Queixa escolar

Sinopsis

Queixas escolares como “não acompanha a classe”, “atrapalha a aula” e “é desligado” constituem mais de dois terços da demanda infanto-juvenil a psicólogas(os). A maioria das respostas a esses pedidos de ajuda tende a individualizar e patologizar características da própria criança e de sua família, responsabilizando-as pelas dificuldades apresentadas. A escola e seus funcionamentos adoecidos e adoecedores de crianças/adolescentes, professores e pais, não costumam ser incluídos na investigação e na intervenção psicológica, pois são compreensões e práticas que carecem ressignificar ou mudar as concepções básicas sobre a produção e manutenção das queixas escolares, à luz de avanços da Psicologia Escolar e da Social. Este livro apresenta uma modalidade de atendimento psicológico a queixas escolares que pretende preencher tais lacunas: a Orientação à Queixa Escolar, desenvolvida desde 1998 no Instituto de Psicologia da USP, com resultados estimulantes.

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Publicado

octubre 19, 2020
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Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-87596-07-5

doi

10.11606/9786587596075