Orientação à queixa escolar

Authors

Beatriz de Paula Souza
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

Keywords:

Aprendizagem, Dificuldades de Apredizagem, Intervenção (Psicologia), Psicologia escolar, Psicologia clínica, Queixa escolar

Synopsis

Queixas escolares como “não acompanha a classe”, “atrapalha a aula” e “é desligado” constituem mais de dois terços da demanda infanto-juvenil a psicólogas(os). A maioria das respostas a esses pedidos de ajuda tende a individualizar e patologizar características da própria criança e de sua família, responsabilizando-as pelas dificuldades apresentadas. A escola e seus funcionamentos adoecidos e adoecedores de crianças/adolescentes, professores e pais, não costumam ser incluídos na investigação e na intervenção psicológica, pois são compreensões e práticas que carecem ressignificar ou mudar as concepções básicas sobre a produção e manutenção das queixas escolares, à luz de avanços da Psicologia Escolar e da Social. Este livro apresenta uma modalidade de atendimento psicológico a queixas escolares que pretende preencher tais lacunas: a Orientação à Queixa Escolar, desenvolvida desde 1998 no Instituto de Psicologia da USP, com resultados estimulantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

October 19, 2020
HOW TO CITE

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

978-65-87596-07-5

doi

10.11606/9786587596075