Educação e psicologia em diálogo nas políticas públicas: escolarização e seus desafios para o fortalecimento dos conselhos municipais de educação

Autores/as

Marilene Proença Rebello de Souza
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
https://orcid.org/0000-0002-8297-5674
Marcia Regina Cordeiro Bavaresco
Plataforma Saber Tear Intermediação LTDA
https://orcid.org/0000-0002-5229-2880
Darli de Amorim Zunino
Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina
Manoel Humberto Gonzaga Lima
União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

Palabras clave:

Educação, Psicologia, Políticas públicas

Sinopsis

O objetivo da obra "Educação e psicologia em diálogo nas políticas públicas: escolarização e seus desafios para o fortalecimento dos conselhos municipais de educação" é o de constituir um acervo de conteúdos para os Conselheiros/as Municipais de Educação e educadores interessados nas temáticas abordadas, abarcando um conjunto de questões relativas à escolarização. Assim, abordamos as seguintes temáticas, tais como: Políticas públicas e inclusão escolar, Fracasso escolar, Enfrentamento da violência e ao preconceito na escola, Concepções de desenvolvimento e aprendizagem nas políticas públicas, Automutilação e suicídio, Redes sociais e adolescência, Medicalização na educação, Protagonismo infanto-juvenil e a organização estudantil, A infância, o brincar e o cuidar nas políticas educacionais para a Educação Infantil, Equipe Multiprofissional na Rede de Proteção Psicossocial, Saúde Mental no Sistema Único de Saúde e os Plantões para os Conselheiros: diálogos e produções de novos sentidos. Tais temáticas demonstram a complexidade do processo de escolarização e a necessidade da formação para compreender os desafios postos no campo da educação na contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

agosto 26, 2024
CÓMO COTIZAR

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-87596-50-1

doi

10.11606/9786587596501