Ensaios críticos e experimentações em direitos humanos, democracia e memória

Autores/as

Paulo César Endo
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
https://orcid.org/0000-0003-3993-4786
Andrei Koerner
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
https://orcid.org/0000-0002-4354-9963
Raíssa Wihby Ventura
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
https://orcid.org/0000-0001-7348-1851

Palabras clave:

Direitos humanos, Democracia, Memória, Justiça

Sinopsis

A presente coletânea é composta por trabalhos do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Memória (GPDH-IEA/USP), que resultaram de pesquisas e experimentações – práticas e teóricas – realizadas por integrantes do GPDH-IEA/USP e suas parcerias. Cada um dos capítulos aqui reunidos resulta de interlocuções e desdobramentos possibilitados pelo I Encontro Anual de Pesquisadoras/es do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Memória do IEA, realizado em 2022. Importa lembrar que cada uma das contribuições foi produzida em um período de ataques e incertezas à democracia constitucional brasileira e aos temas que representam a própria razão de ser do GPDH-IEA/USP: direitos humanos, democracia e memória. Tornou-se urgente e indispensável para pesquisadores e pesquisadoras em humanidades dirigirem sua atenção crítica e analítica para compreender e nomear o que estava acontecendo naquele presente, além de fortalecer suas redes de solidariedade e cooperação, buscando espaços nos quais seria possível aparecer e nos posicionarmos contrariamente aos ataques que pareciam ganhar força a cada dia. A coletânea carrega a marca de tempos sombrios, temporalidade que coincide com a própria criação e existência do GDPH.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo César Endo, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

Professor associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Membro da Memory Studies Association (MSA) e da Memory Studies Association America Latina (MSA/LA), pesquisador da Unidade de Pesquisa on Dreams, Memories and Imagination Studies (Polônia/Gdansk) e assessor dos Territórios Clínicos da Memória (Argentina).

Andrei Koerner, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professor associado do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas.

Raíssa Wihby Ventura, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Mestra e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Capa

Descargas

Publicado

marzo 9, 2024
CÓMO COTIZAR

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.