Ensaios críticos e experimentações em direitos humanos, democracia e memória

Autor/innen

Paulo César Endo
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
https://orcid.org/0000-0003-3993-4786
Andrei Koerner
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
https://orcid.org/0000-0002-4354-9963
Raíssa Wihby Ventura
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
https://orcid.org/0000-0001-7348-1851

Schlagworte:

Direitos humanos, Democracia, Memória, Justiça

Über dieses Buch

A presente coletânea é composta por trabalhos do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Memória (GPDH-IEA/USP), que resultaram de pesquisas e experimentações – práticas e teóricas – realizadas por integrantes do GPDH-IEA/USP e suas parcerias. Cada um dos capítulos aqui reunidos resulta de interlocuções e desdobramentos possibilitados pelo I Encontro Anual de Pesquisadoras/es do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Memória do IEA, realizado em 2022. Importa lembrar que cada uma das contribuições foi produzida em um período de ataques e incertezas à democracia constitucional brasileira e aos temas que representam a própria razão de ser do GPDH-IEA/USP: direitos humanos, democracia e memória. Tornou-se urgente e indispensável para pesquisadores e pesquisadoras em humanidades dirigirem sua atenção crítica e analítica para compreender e nomear o que estava acontecendo naquele presente, além de fortalecer suas redes de solidariedade e cooperação, buscando espaços nos quais seria possível aparecer e nos posicionarmos contrariamente aos ataques que pareciam ganhar força a cada dia. A coletânea carrega a marca de tempos sombrios, temporalidade que coincide com a própria criação e existência do GDPH.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Paulo César Endo, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

Professor associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Membro da Memory Studies Association (MSA) e da Memory Studies Association America Latina (MSA/LA), pesquisador da Unidade de Pesquisa on Dreams, Memories and Imagination Studies (Polônia/Gdansk) e assessor dos Territórios Clínicos da Memória (Argentina).

Andrei Koerner, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professor associado do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas.

Raíssa Wihby Ventura, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Mestra e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Capa

Downloads

Veröffentlicht

März 9, 2024
WIE MAN ZITIERT