Educação permanente em saúde: um novo olhar para a formação na perspectiva de temas contemporâneos

Authors

Eunice Almeida da Silva
Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
https://orcid.org/0000-0003-1013-9666
Ricardo Barreto
Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
https://orcid.org/0009-0002-4754-338X
Régia Cristina Oliveira
Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
https://orcid.org/0000-0002-2940-8419
Fátima Madalena de Campos Lico
Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
https://orcid.org/0000-0002-6805-7439

Keywords:

Educação em saúde, Educação permanente, Sistema Único de Saúde, Profissionais da saúde – formação profissional

Synopsis

A obra é organizada por docentes e pesquisadores que fazem parte do Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Formação de Profissionais de Saúde (GIEPS-EACH/USP).  Atualmente o GIEPS desenvolve o projeto de pesquisa denominado, Observatório de atividades educativas para profissionais dos sistemas públicos de saúde que, em linhas gerais, é uma ferramenta de acompanhamento e avaliação da EPS. Este Observatório é resultado de um acordo de cooperação entre a EACH e a Secretaria Municipal de Saúde de SP. A obra debate a importância do monitoramento sistemático e avaliação das ações de educação permanente em nosso Sistema Único de Saúde (SUS) e apresenta indicadores sociais como instrumento de referência para elaboração de ações de educação permanente em saúde; apresenta temas contemporâneos como, a crise climática, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a formação em saúde. Para tanto, a obra é divida em dois eixos: o primeiro mostra uma abordagem geral, histórica da educação permanente em saúde e da implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS); o segundo eixo aborda os temas contemporâneos.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

February 3, 2025
HOW TO CITE

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

978-65-88503-76-8

doi

10.11606/9786588503768