Medicalização da educação e da sociedade: temas impertinentes
Palavras-chave:
Educação, Medicalização, Psicologia, SociedadeSinopse
Esta coletânea é fruto do trabalho de reflexão e de pesquisa desenvolvido junto ao grupo de pesquisadores que compõem o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) do Instituto de Psicologia da USP e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sociedade (GEPEES), da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Campus de Marília. Os textos aqui apresentados expressam diversas abordagens a respeito do tema da Medicalização da Sociedade e da Educação que embasam a pesquisa Aprendizagens e convivência na escolarização: fundamentos, evidências científicas e ações para o desenvolvimento humano e a implementação de políticas públicas na Educação Básica, atualmente financiada pela FAPESP (Processo 2024/01116-7), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC). As discussões foram realizadas em Seminários Internacionais de Pesquisa realizados nos anos de 2022 e 2023 e contaram com a participação de grupos de pesquisa brasileiros das regiões Norte,
Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste e internacionais com representantes das universidades dos seguintes países: Angola, Argentina, Cuba, França, México e Portugal. Ademais, a organização da publicação compõe uma das atividades desenvolvidas em nível de pós-doutorado, financiado pelo CNPq (Processo 100540/2024-4).
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