Letramentos e o ensino de língua: materna, segunda e estrangeira

Autori

Jeane Cleide Bernardino Nascimento
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Castanhal
https://orcid.org/0000-0001-8166-8720
Miranilde Oliveira Neves
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Castanhal
https://orcid.org/0000-0003-4247-3060
Júlio César Suzuki
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo, SP, Brasil.
https://orcid.org/0000-0001-7499-3242
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9788575064153

Keywords:

Educação, Letramento, Língua materna – Estudo e ensino, Língua estrangeira – Estudo e ensino, Ensino-aprendizagem

Scheda

Letramentos e o Ensino de Línguas: materna, segunda e estrangeira, fruto da parceria entre a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, por meio do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP), e o grupo de pesquisa Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão (LICTI) do Instituto Federal do Pará, é uma coletânea organizada em nove textos, os quais trazem reflexões sobre o ensino baseado nas práticas sociais de leitura e escrita, para que os alunos possam compreender os conceitos sobre os letramentos e como eles interferem nas mais diversas situações de comunicação do cotidiano. Trazem também discussões sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas, com base na compreensão de textos atrativos e críticos a serem compartilhados de modo mais pragmático, bem como a utilização da tecnologia, como ferramenta para utilização de material autêntico. Todos os debates revelam argumentos em favor das práticas sociais de linguagens orais e escritas, visando a um ensino mais aberto a propostas de aprendizagens com foco nos discentes, de forma a despertar a autonomia e a motivação na construção do seu próprio aprendizado.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

agosto 2, 2022

##catalog.categories##

COME CITARE

##monograph.miscellaneousDetails##

ISBN-13 (15)

978-85-7506-415-3