O mito de Fausto: imaginário & educação

Autori

Alberto Filipe Araújo
Universidade do Minho. Instituto de Educação
https://orcid.org/0000-0002-4693-8681
Rogério de Almeida
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
https://orcid.org/0000-0002-6720-1099
Marcos Beccari
Universidade Federal do Paraná
https://orcid.org/0000-0002-2178-097X
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9786550130138

Keywords:

Fausto, Educação, Imaginário, Mito

Scheda

A “Coleção Mitos da Pós-Modernidade”se propõe a pensar o imaginário do mundo contemporâneo, enfatizando o caráter transdisciplinar desse tipo de pensamento e priorizando diálogos com a educação na atualidade. O mito de Fausto, terceiro volume da coleção “Mitos da Pós-Modernidade”, na sequência de O mito de Frankenstein e O mito de Drácula, estabelece as relações entre as origens do mito, suas manifestações nas artes (literatura, cinema, ópera) e seus desdobramentos filosóficos em seis capítulos que têm como horizonte a atualidade do mito nos tempos que correm. Símbolo do progresso moderno, Fausto encarna o desejo de imortalidade e de eterna juventude. É um homem das ciências, mas também da magia. Ao negociar sua alma com o diabo, torna-se o artífice de sua própria danação. E conquanto tenha influenciado fortemente o imaginário renascentista e romântico, segue vivo na contemporaneidade, hermeneuticamente atualizado e ressignificado sob diversas perspectivas.

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Capa

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Pubblicato

febbraio 26, 2021
COME CITARE

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ISBN-13 (15)

978-65-5013-013-8

doi

10.11606/9786550130138