Escola [bica-aquífero] mundo: lugares de aprendizagem entre o parque do bicão e o aquífero guarani

Autori

David Sperling
Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
https://orcid.org/0000-0003-1224-4267
Ana Carolina Tonetti
Escola da Cidade
https://orcid.org/0000-0002-9205-5732
Ivete Camargo de Araújo
Escola Estadual Professora Elydia Benetti
Heloisa Carocci Crnkovic
Escola Estadual Professora Elydia Benetti
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9786587773766

Keywords:

Oficina escolar, Cultura e Extensão, Cartografia, Parque (São Carlos), Aquífero

Scheda

O livro apresenta a experiência do projeto escola [bica-aquífero] mundo, desenvolvido como um (co)laboratório entre pesquisadores da USP, educadores e estudantes da Escola Estadual Professora Elydia Benetti, em São Carlos-SP, no contexto de uma Atividade de Curricularização da Extensão (AEX). Inspirado pelo conceito de arte-ciência cidadã desenvolvido pelos autores, o projeto propôs uma abordagem inter e transdisciplinar de cartografia multiespécies. Conectando o ambiente escolar ao Parque do Bicão e ao Aquífero Guarani, foram realizadas coletas, estudos de espécies, produção de mapas, desenhos e fábulas; e a instalação de um diagrama cartográfico sob uma paineira existente no pátio da escola. A instalação final e as interações com o território tornaram visível uma rede de relações multiespécies, revelando o potencial transformador da arte-ciência cidadã no cotidiano escolar e urbano. O projeto recebeu o primeiro lugar no Prêmio USP de Melhores Práticas de Extensão 2025.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

giugno 30, 2025
COME CITARE

##monograph.miscellaneousDetails##

ISBN-13 (15)

978-65-87773-76-6

doi

10.11606/9786587773766