Desafios e perspectivas para a educação latino-americana

Autori

Rita de Cássia Marques Lima de Castro
Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
https://orcid.org/0000-0002-0137-6005
Júlio César Suzuki
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
https://orcid.org/0000-0001-7499-3242
Benedito Dielcio Moreira
Universidade Federal de Mato Grosso
https://orcid.org/0000-0001-9947-5353
Denise Rosana Silva Moraes
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Centro de Educação, Letras e Saúde
https://orcid.org/0000-0002-2991-0214
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9788575065242

Keywords:

América Latina, Educação, Desafios e perspectivas, Desenvolvimento latino-americano, Interseccionalidade – Estudo e Pesquisa

Scheda

Desafios e perspectivas para a educação latino-americana é um livro que resulta de uma profícua parceria entre pesquisadoras e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Compondo uma série intitulada Fronteiras Interdisciplinares, o livro foca na educação como prática da liberdade. Tendo a educação como a temática-chave que entrelaça as perspectivas de pesquisadores e pesquisadoras latino-americanos, a obra propicia momentos de leitura e reflexão sobre a educação nas prisões, protagonismo feminino em ambientes de privação da liberdade, nos remete a pensar sobre políticas públicas em prol da educação, nos incentiva a problematizar o uso de ferramentas digitais para a educação e a plataformização da educação.A leitura dessa obra traz, de forma subjacente às problemáticas apresentadas ao longo dos capítulos, janelas de possiblidades para a aplicação da educação como: emancipadora, elemento de construção de autonomia e transformação social, catalisador para o fortalecimento de valores como solidariedade e dialogicidade. O conjunto de textos oriundos de pesquisas e momentos de reflexão possibilita, de fato, momentos em que as pessoas podem refletir sobre maneiras de alcançar a conscientização individual e social na América Latina e no Caribe tendo a educação como base para a construção de uma sociedade mais respeitosa, aberta a opiniões distintas, dotada de espírito crítico e de solidariedade, tanto para com o ser humano quanto para a natureza que a cerca.

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Pubblicato

giugno 10, 2025
COME CITARE

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ISBN-13 (15)

978-85-7506-524-2

doi

10.11606/9788575065242