Alemão em contexto: Práticas, reflexões e protagonismo no ensino de línguas

Autori

Marceli Cherchiglia Aquino
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
https://orcid.org/0000-0003-0518-7639
Camila Marcucci Schmidt
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
https://orcid.org/0000-0003-3807-9837
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9788575065341

Keywords:

Espaço Acadêmico – Diversidade - Acolhimento – Inclusão, Língua Alemã – Ensino e Aprendizagem, Práticas Pedagógica

Scheda

A coletânea Alemão em Contexto: Práticas, reflexões e protagonismo no ensino de línguas reúne vozes plurais que se debruçam sobre os múltiplos aspectos do ensino e aprendizagem da língua alemã no Brasil, trazendo à tona experiências, pesquisas e práticas que revelam a potência transformadora da educação linguística quando atravessada por protagonismo, diversidade e reflexão crítica. Ao longo dos nove capítulos, as autoras, com trajetórias diversas, constroem um mosaico de saberes e experiências que se cruzam, se tensionam e se complementam. Esta obra nasce da partilha e do encontro, e pretende inspirar docentes, estudantes e pesquisadoras(es) a reimaginar o ensino do alemão – e das línguas – a partir de perspectivas comprometidas com o contexto, com a pluralidade de sujeitos e com a transformação social. Que esta leitura possa ampliar horizontes, provocar questionamentos e fomentar novas práticas para um ensino de línguas mais humano, crítico e significativo.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marceli Cherchiglia Aquino, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é docente de Língua e Linguística Alemã na Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com foco em pragmática e estudos contrastivos; Ensino e Aprendizagem de Alemão e Português como Língua Adicional em contexto universitário; Análise e Elaboração de Materiais Didáticos para o ensino de Línguas Adicionais.

Camila Marcucci Schmidt, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestranda com bolsa Capes em Língua Alemã na Universidade de São Paulo (USP), onde realizou bacharelado e a licenciatura em Letras - Português/Alemão com um semestre na Johannes-Gutenberg Universität Mainz. Realizou Iniciação Científica com bolsa PIBIC e atuou como monitora de Língua Alemã. Atua como estagiária na revista Pandaemonium Germanicum desde agosto de 2024. Seu foco de pesquisa se dá na recepção de textos autênticos.

Capa

##submission.downloads##

Pubblicato

giugno 6, 2025
COME CITARE

##monograph.miscellaneousDetails##

ISBN-13 (15)

978-85-7506-534-1

doi

10.11606/9788575065341