Cartilha: Ciência, crença e (i-)realidade : psicologia social da crença e pensamento crítico

Autori

Fatima Regina Machado, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia; Wellington Zangari, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia; André Renato Rizzi, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia; Camila Mendonça Torres, Universidade Cidade de São Paulo; Leonardo Breno Martins, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia; Mateus Donia Martinez, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia; Miriam Raquel Wachholz Strelhow, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Ricardo Nogueira Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9786587596549

Keywords:

Psicologia social, Crença

Scheda

A Cartilha “Ciência, crença e (i-)realidade: Uma introdução à Psicologia Social da Crença e ao pensamento crítico” foi elaborada como material educativo e de divulgação científica. Com linguagem acessível, no formato de perguntas e repostas, busca apresentar a importância do estudo da crença como produtora e como resultante de processos psicossociais e como componente fundamental para a compreensão de fenômenos como desigualdade, autoritarismo, fanatismo e negacionismo em contextos diversos. Tem como objetivo explicitar e propiciar a compreensão dos processos psicossociais subjacentes à construção e adoção de crenças e sistemas de crenças, ensejar a reflexão acerca dessas questões muitas vezes despercebidas pela população em geral e motivar a busca de superação de seus efeitos deletérios por meio do pensamento crítico. O conteúdo está fortemente ancorado na disciplina Psicologia Social da Crença: Desigualdade, Saúde e Pensamento Crítico (PST5936-1) ministrada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

dicembre 3, 2024

##catalog.categories##

COME CITARE

##monograph.miscellaneousDetails##

ISBN-13 (15)

978-65-87596-54-9

doi

10.11606/9786587596549