Ensino de Ciências por Investigação

Autori

Dietrich Schiel
Universidade de São Paulo. Instituto de Física de São Carlos
Angelina Sofia Orlandi
Universidade de São Paulo. Centro de Divulgação Científica e Cultural
https://orcid.org/0000-0002-1886-3758
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9788588533417

Keywords:

Educação científica, Investigação, Ensino de ciências

Scheda

Considerando-se que a educação científica deve garantir a capacidade de participar e tomar decisões fundamentadas, deve se basear não apenas na aquisição de conhecimentos científicos (fatos, conceitos e teorias), mas no desenvolvimento de habilidades a partir da familiarização com os procedimentos científicos, na resolução de problemas, na utilização de instrumentos e por fim na aplicação em situações reais do cotidiano. Dentro dessa concepção, o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP São Carlos) participa desde 2001 do programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, implementado por meio de cooperação entre a Academia de Ciências da França e a Academia Brasileira de Ciências. Trata-se de uma adaptação do projeto francês La Main à la Pâte, que por sua vez é decorrente do projeto americano Hands-On. O programa tem como proposta o ensino de ciências com base na articulação entre a investigação e o desenvolvimento da expressão oral e escrita. As atividades desenvolvidas no CDCC envolvem cursos de formação continuada, mostras de trabalhos, produção e adaptação de material de apoio. Dando continuidade a esse trabalho, elaboramos o livro Ensino de ciências por investigação, contendo sete módulos destinados ao Ensino Fundamental: Cartografia, Diagnóstico Ambiental, Estados Físicos da Água, Flutua ou Afunda, O Céu e a Terra, Órgãos dos Sentidos e Resíduos Sólidos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.
Capa

##submission.downloads##

Pubblicato

marzo 10, 2024

##catalog.categories##

COME CITARE