Os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – Projeto Viabilizando a Utopia (ViU) 2005–2011

Autori

Haydée Torres de Oliveira
Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
https://orcid.org/0000-0003-3616-6099
Silvia Aparecida Martins dos Santos
Universidade de São Paulo. Centro de Divulgação Científica e Cultural
https://orcid.org/0000-0002-3327-1128
Isabel Georgina Patronis Dominguez
Universidade Tecnológica La Salle
https://orcid.org/0000-0001-9341-0989
Edna Kunieda
Universidade Aberta do Brasil - UAB-UFSCar
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.116060/9788579930492

Keywords:

Educação ambiental, Educação ambiental - crítica, Formação do educador ambiental, Coletivo educador

Scheda

Cada um dos artigos deste livro, oriundo do processo de formação implantado pelo Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (Cescar), faz-nos reviver o início do processo de implantação da proposta dos Coletivos Educadores, que vivenciamos a partir do Ministério do Meio Ambiente e que se iniciou no ano de 2004. Na época, fizemos o convite para diversas instituições e pessoas dialogarem com o Programa de Formação de Educadores Ambientais do DEA/MMA, visando ao enraizamento da EA nas diferentes partes deste Brasil; em especial, nesse caso, no Estado de São Paulo. Eram tantas perguntas em aberto, diante do desafio posto pelo Programa Nacional de Formação de Educadores(as) Ambientais (ProFEA): quem é o educador ou a educadora ambiental popular? Como se formam? Onde atuam? E nossas respostas não estavam prontas, pois acreditamos que continuam em construção. Este Caderno 1 apresenta os fundamentos e as políticas públicas de Educação Ambiental na constituição do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região – CESCAR. Inclui temas como interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade na educação ambiental, pesquisa-ação-participante, comunidades interpretativas e comunidades de aprendizagem, dentre outros temas.

 

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Pubblicato

marzo 9, 2024
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