Repensar a Universidade III: Saberes e Práticas

Autori

Jacques Marcovitch, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária; Adriana Bin, Universidade Estadual de Campinas; Ana Elisa Bechara, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito; Ana Paula Palazi, Universidade Estadual de Campinas; Cecília Barreto de Almeida, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito; Cristiane Yumi Koga Ito, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho; Clio Nudel Radomysler, Fundação Getúlio Vargas; Dulce Helena Siqueira Silva, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho; Elmer Mateus Gennaro, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho; Fátima de Lourdes dos Santos Nunes, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho; Flavia Maria Bastos, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho; Giovanna de Moura Rocha Lima, Erasmus University Rotterdam; Henrique Luiz Monteiro, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho; Hilda Carvalho de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho; Isabelle Oglouyan de Campos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito; Jézio Hernani Bomfim Gutierre, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho; Justin Axel-Berg, Universidade de São Paulo; Kleber Eduardo dos Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administracao, Contabilidade e Atuaria; Gennaro Gennaro, Universidade Estadual de Campinas; Lívia Boruchovitch Fonseca, Fundação Getulio Vargas; Lívia Gil Guimarães, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito; Luciana Francisco Fleuri, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho; Luiz Nunes de Oliveira, Universidade de São Paulo. Instituto de Física de São Carlos; Marcelo Knobel, Universidade Estadual de Campinas; Marcelo Pereira da Cunha, Universidade Estadual de Campinas; Marco Antonio Zago, Universidade de São paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Mariana F. Nery, Universidade Estadual de Campinas; Mariano Francisco Lapane, Universidade Estadual de Campinas; Marília Themer, Universidade Estadual de Campinas; Marisa Masumi Beppu, Universidade Estadual de Campinas; Maurício Aguiar Serra, Universidade Estadual de Campinas; Milena Pavan Serafim, Universidade Estadual de Campinas; Ney Lemke, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho; Nina Ranieri, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito; Peter A. Schulz, Universidade Estadual de Campinas; Raquel Assed Bezerra Segato, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto; Raul Borges Guimarães, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho; Saulo Philipe S. Guerra, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho; Sávio M. Cavalcante, Universidade Estadual de Campinas; Sergio Salles-Filho, Universidade Estadual de Campinas; Sheila Christina Neder Cerezetti, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito; Susana Henriques da Costa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito; Vahan Agopyan, Universidade de São Paulo. Escola Politécnica ; Yohanna Juk, Universidade Estadual de Campinas
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9786589321422

Keywords:

Universidade, Universidade pública - São Paulo, Ensino superior - Indicadores

Scheda

Recebemos com entusiasmo esse livro que registra a continuidade dos estudos propositivos do Projeto Métricas, que se desloca, agora, para a pesquisa dos saberes e das práticas das instituições de ensino e pesquisa. Estão em plena execução estudos relativos aos fatores que condicionam os resultados de projetos de pesquisas, seus impactos científicos e sociais, assim como um curso de especialização na divulgação de ciências para jornalistas profissionais. Isso exige o monitoramento permanente das metodologias de comparações globais, para entender e familiarizar-se com o uso de métricas de resultados e de impactos que permita aprimorar seu desempenho e reconhecimento no país e no exterior. A identificação, em cada universidade, dos pontos fortes e dos que exigem aprimoramento e uma política de avaliação compatível se completarão com o acesso a uma plataforma digital de acompanhamento, que registrará em tempo real informações a respeito da evolução do desempenho acadêmico. É assim que atuam as maiores e melhores instituições de ensino superior e pesquisa em todo o mundo. Temos a expectativa de que os conteúdos deste livro sejam levados à prática com êxito, consoante foram concebidos, e de que as instituições passarão a dispor de um instrumento novo e eficaz de prestação de contas à sociedade que paga impostos e mantém o sistema publico de ensino superior e pesquisa científica. Cada instituição adaptará as recomendações do Projeto à sua cultura institucional, alinhada ao monitoramento e à interpretação das metodologias adotadas em comparações internacionais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.
capa

##submission.downloads##

Pubblicato

dicembre 5, 2023
COME CITARE

Licenza

Creative Commons License

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.