Abre a roda minha gente que o batuque é diferente : tiririca, capoeira e samba em São Paulo, 1900-1970

Auteurs-es

Filipe Amado
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
https://orcid.org/0000-0001-9626-7479
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9786599274442

Mots-clés :

Dança popular – São Paulo, Capoeira, Samba

Synopsis

A pesquisa publicada neste volume procura refletir sobre práticas culturais negras presentes na cidade de São Paulo no início e meados do século XX, a relação com as comunidades negras, a sociedade e os modelos de urbanidade existentes no período. Tendo como base uma história da capoeira na cidade de São Paulo, que deita raízes no século XIX e que se mostra presente de forma intensa nas primeiras décadas do século XX, o trabalho verifica que a capoeira, assim como o samba, é cultura praticada por indivíduos que se relacionam intensamente com a cidade e suas transformações, fazendo parte das interações urbanas e também sofrendo com uma política de segregação e repressão. É a partir das dinâmicas urbanas do século XX e de aproximações entre o samba e a capoeira que se forma a tiririca, uma manifestação negra paulista que representa uma transformação sofrida pela capoeira, adquirindo ludicidade e musicalidade com a batucada e versos do samba. A tiririca fez parte do cotidiano da cidade, sendo praticada em diversas regiões e aproximando-se de instituições populares negras, como times de futebol de várzea e cordões carnavalescos. Esta obra integra a série Cadernos do IEB.

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##catalog.published##

décembre 7, 2022

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2525-5959
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Renseignements à propos de cette monographie

ISBN-13 (15)

978-65-992744-4-2