O mito de Frankenstein: imaginário & educação

Auteurs-es

Alberto Filipe Araújo
Universidade do Minho. Instituto de Educação
https://orcid.org/0000-0002-4693-8681
Rogério de Almeida
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
https://orcid.org/0000-0002-6720-1099
Marcos Beccari
Universidade Federal do Paraná
https://orcid.org/0000-0002-2178-097X
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9788560944866

Mots-clés :

Literatura, Romance – Século 19, Romance – Inglaterra

Synopsis

O livro O mito de Frankenstein - Imaginário & Educação é o primeiro volume da Coleção "Mitos da Pós-Modernidade", a qual se propõe a pensar o imaginário do mundo contemporâneo, enfatizando o caráter transdisciplinar desse tipo de pensamento e priorizando diálogos com a educação na atualidade. A história da génese de Frankenstein é já tão famosa e conhecida quanto o seu monstro. A 16 de Junho de 1816, encontravam-se retidos na Villa Diodati, perto de Genebra e devido a uma violenta tempestade estival, Mary Shelley, Percy B. Shelley, Claire Clairmont, Lorde Byron e o seu médico pessoal, John William Polidori. Estes tinham estado a ler histórias de fantasmas e de terror, um passatempo muito vulgarizado nessa altura. Nessa noite, Mary Shelley teve um pesadelo em que viu um jovem estudante pálido ajoelhado ao pé de um corpo inanimado e que sentiu um terror enorme quando verificou que aquele corpo foi animado por uma “fagulha de vida”, levantando-se então e olhando para o seu criador “com olhos amarelados, aguados mas especulativos”. Inspirada neste pesadelo, Mary escreveu um texto que resultou nessa obra espectacular que é Frankenstein.

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juillet 9, 2021
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Renseignements à propos de cette monographie

ISBN-13 (15)

978-85-60944-86-6

doi

10.11606/978560944866