Ensinando físico-química na prática: experimentos de graduação

Auteurs-es

Carla Cristina Schmitt Cavalheiro, Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos##submission.authorListSeparator## Artur de Jesus Motheo, Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos##submission.authorListSeparator## Edson Antonio Ticianelli, Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos##submission.authorListSeparator## Gabriela Costa Rodrigues, Universidade de São Paulo. Instituto de Química de São Carlos##submission.authorListSeparator## Júnio Augusto Rodrigues Pasqual, Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9786587156101

Mots-clés :

Físico-química, Laboratório, Experimentos

Synopsis

Na década de 1990, os professores Artur de Jesus Motheo e Edson A. Ticianelli elaboraram uma apostila denominada “Laboratório de Físico-Química” contendo diversas práticas, para serem aplicadas na disciplina de Laboratório de Físico Química ministrada no IQSC/USP, para os alunos do curso de Bacharelado em Química. Em 2023, estamos lançando uma nova edição, revisando a forma de apresentação das práticas, mas mantendo a proposta inicial. Algumas práticas foram suprimidas dessa edição porque já não são mais adequadas às novas realidades didáticas e às questões ambientais e de geração de resíduos. Foram adicionados questionários denominados de pré-práticas e pós-práticas. No primeiro caso, os questionários visam à revisão da teoria e às questões básicas para o estudante desenvolver a prática. No segundo caso, buscou-se direcionar o estudante no tratamento dos dados, para atingir os objetivos didáticos envolvidos em cada experimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

##catalog.published##

mai 9, 2025
COMMENT DEVISER

Licence

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.

Renseignements à propos de cette monographie

ISBN-13 (15)

978-65-87156-10-1

doi

10.11606/9786587156101