Cultura material e digital em diálogo

Auteurs-es

Cleberson Henrique de Moura, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia##submission.authorListSeparator## Alex da Silva Martire, Universidade Federal do Rio Grande##submission.authorListSeparator## Amanda Daltro de Viveiros Pina, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia##submission.authorListSeparator## Angélica Borges Jordani, Gaia Consultoria em Arqueologia##submission.authorListSeparator## Camila de Ávila, Universidade Unisinos##submission.authorListSeparator## Leonardo Ogassawara de Araújo Branco, Instituto Brasileiro de Direito Tributário ##submission.authorListSeparator## Matheus Morais Cruz, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia##submission.authorListSeparator## Tomás Partiti Cafagne, Grupo de Pesquisa ARISE##submission.authorListSeparator## Vinicius Marino Carvalho, Universidade Estadual de Campinas
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9788560984800

Mots-clés :

Patrimônio cultural, Jogos digitais, Arqueologia

Synopsis

Buscando trazer conteúdos e métodos inovadores para o campo de estudo baseado na cultura material e digital, este livro aborda temas como a digitalização de acervos arqueológicos e museológicos, os recursos digitais enquanto objetos de aprendizagem sobre Arqueologia, as tecnologias digitais como objeto de estudo arqueológico, arqueologia na literatura de James Joyce, direito dos robôs e arqueologia espacial. A obra apresenta um conjunto de dez entrevistas - organizadas na forma de capítulos - que foram realizadas entre 2020 e 2021 com especialistas de diversos países do mundo. Quando envolveram pesquisadores/as estrangeiros, as entrevistas foram traduzidas do inglês para o português, a fim de proporcionar a necessária acessibilidade e compreensão. A passagem da oralidade para o texto escrito apresentada neste livro decorre da realização de um tratamento (artesanal) de transcrição e textualização inspirado nos conhecimentos do campo da História Oral Aplicada. Esta obra é um dos desdobramentos dos trabalhos realizados pelo Grupo de Pesquisa CNPq “Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas” (ARISE), criado em 2017 no âmbito do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), tendo sido liderado pelo Prof. Dr. Vagner Carvalheiro Porto do MAE-USP e pelo Prof. Adj. Alex da Silva Martire da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Capa

Téléchargements

##catalog.published##

décembre 19, 2024
COMMENT DEVISER

Renseignements à propos de cette monographie

ISBN-13 (15)

978-85-60984-80-0

doi

10.11606/9788560984800