Dalton Trevisan: Uma literatura nada exemplar

Auteurs-es

Fernando Paixão, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros##submission.authorListSeparator## Hélio de Seixas Guimarães, Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Ciências Humanas##submission.authorListSeparator## Alcides Villaça, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas##submission.authorListSeparator## André Sant’Anna##submission.authorListSeparator## Arnaldo Franco Junior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho##submission.authorListSeparator## Augusto Massi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas##submission.authorListSeparator## Berta Waldman, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas##submission.authorListSeparator## Bruno Zeni, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem##submission.authorListSeparator## Eliane Robert Moraes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas##submission.authorListSeparator## Jorge H. Wolf, Universidade Federal de Santa Catarina##submission.authorListSeparator## Michael Wood, Princeton University. Department of English##submission.authorListSeparator## Yudith Rosenbaum, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9786584835207

Mots-clés :

Literatura, Crítica literária, Dalton Trevisan

Synopsis

O “Vampiro de Curitiba”, apelido que Dalton Trevisan herdou do seu mais conhecido personagem, marcou o último século da literatura brasileira. Seu estilo singular e sua recusa de qualquer moralização vem conquistando prêmios e admiradores nas últimas sete décadas. Atentos à qualidade dessa obra tão vasta e ao modesto número de estudos críticos dedicados a ela, os professores da USP Hélio de Seixas Guimarães e Fernando Paixão reúnem em "Dalton Trevisan: Uma literatura nada exemplar" um conjunto importante de leituras do autor curitibano. Assinados por Michael Wood, Eliane Robert Moraes, Alcides Villaça, Bruno Zeni, Arnaldo Franco Júnior e Jorge H. Wolff, além dos organizadores, os ensaios reunidos se somam a um conto de André Sant’Anna e uma entrevista com Berta Waldman, a mais importante intérprete de Trevisan. O livro digital é uma parceria entre a Tinta-da-China Brasil e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP).

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Bibliographies de l'auteur-e

Fernando Paixão, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

Escritor e professor de literatura do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Atuando como editor, publicou na década de 1990 três antologias de contos de Dalton Trevisan na Editora Ática, divulgando a obra do autor no âmbito escolar.

Hélio de Seixas Guimarães, Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Ciências Humanas

Professor livre-docente de literatura brasileira no Departamento de Letras Clássicas e vernáculas na Universidade de São Paulo, pesquisador do CNPq e vicediretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Atua principalmente com os seguintes temas: Machado de Assis, recepção crítica e adaptações de textos literários para cinema e televisão.

Alcides Villaça, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Professor sênior da Universidade de São Paulo e tem longa experiência na área de letras, com ênfase em poesia moderna. Escreveu ensaios sobre Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira e Ferreira Gullar. Também se dedica a acompanhar a literatura contemporânea, sobretudo por meio de resenhas publicadas na imprensa.

André Sant’Anna

Nasceu em 1964, na cidade de Belo Horizonte, filho do escritor Sérgio Sant’Anna. Dedicou-se à música num primeiro momento, mas fixou-se na literatura desde a publicação de Amor, em 1998. Dono de um estilo com forte ironia, também é autor de O paraíso é bem bacana (2006) e Sexo e amizade (2007), O Brasil é bom (2014), entre outros. Vive atualmente em São Paulo.

Arnaldo Franco Junior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em São José do Rio Preto. Tem experiência na área de estudos literários, atuando principalmente em teoria literária, narrativa brasileira contemporânea e literatura comparada.

Augusto Massi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Tem atuado como poeta, crítico e editor com ênfase em publicações relacionadas à poesia modernista, bem como à poesia e prosa moderna, incluindo Dalton Trevisan. Estreou na poesia com Negativo, em 1991. É professor de literatura brasileira na Universidade de São Paulo.

Berta Waldman, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Professora titular aposentada da Universidade de São Paulo e professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na área de letras, com ênfase em literatura brasileira, literatura comparada e literatura israelense e judaica.

Bruno Zeni, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem

Mestre e doutor em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em literatura brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, também na . É professor da pós-graduação em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz e pesquisador do grupo Exodus, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Eliane Robert Moraes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Professora de literatura brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo. Foi professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente se dedica a investigar figuras do excesso na prosa de ficção brasileira dos séculos XX e XXI. .

Jorge H. Wolf, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor adjunto de literatura brasileira da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de letras, com ênfase em teoria literária e literatura brasileira, atuando principalmente nos temas ligados à crítica cultural, à crítica literária e à teoria da modernidade.

Michael Wood, Princeton University. Department of English

Nasceu na Inglaterra e atualmente é professor emérito da Universidade de Princeton, à qual está ligado desde 1998. Famoso por seus estudos sobre escritores de língua inglesa, colabora com frequência no The New York Review of Books e no London Review of Books. Interessa-se pela obra de Dalton Trevisan desde a década de 1970, quando escreveu resenha sobre o autor nos Estados Unidos.

Yudith Rosenbaum, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Professora de literatura brasileira na Universidade de São Paulo. Atua principalmente na interface dos textos literários com a psicanálise, especializando-se em autores do século. Autora de Manuel Bandeira: Uma poesia da ausência (1993), Metamorfoses do Mal: Uma leitura de Clarice Lispector (1999), entre outras obras.

Capa Dalton Trevisan

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##catalog.published##

octobre 8, 2024
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Renseignements à propos de cette monographie

ISBN-13 (15)

978-65-84835-20-7