Atividade orientadora de ensino e contribuição para a educação escolar
Mots-clés :
Teoria histórico-cultural, Atividade pedagógica, Atividade orientadora de ensino, Formação de professoresSynopsis
Esta obra foi elaborada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica – GEPAP e explora a atividade pedagógica a partir do conceito de Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino como a sua mediação. A tese é que a formação da consciência sobre a educação escolar como Atividade ocorre no movimento de apropriação de conceitos fundantes sobre um modo geral de organização do ensino, como atividade direcionada à formação de uma personalidade coletivista. A meta extrapola-se à daqueles que procuram respostas para seus processos de formação permanente de forma individual, em direção à construção de espaços educativos constituídos pelas atividades de ensino conscientemente idealizadas e coletivamente desenvolvidas pelo que concebemos como Atividade Orientadora de Ensino. A referência inicial é uma mesma pergunta: como aprendemos o que aprendemos? Na sua leitura, como sujeito leitor, estamos juntos, movidos pela inquietação provocada por aqueles que nos dizem que há uma melhor maneira de organizar a atividade pedagógica para a apropriação dos conhecimentos científicos. Assim, povoam nossa mente várias indagações: o que ensinar e como ensinar para que todos aprendam? Como posso saber o que os estudantes aprenderam? Como a Atividade Orientadora de Ensino realiza os processos formativos de quem a desenvolve no ensino, na pesquisa e na aprendizagem, em geral? São muitas as contribuições dos diversos campos das ciências para a elaboração dessas respostas. Estes textos têm o objetivo de desencadear reflexões geradoras de novas propostas, por aqueles que constituem seus espaços de ensino, pelas atividades pedagógicas que realizam. Boa leitura!
Téléchargements

Téléchargements
##catalog.published##
##catalog.categories##
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.