Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais : volume XI : edição especial Peter Brook e Ariane Mnouchkine

Auteurs-es

Fausto Viana
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
https://orcid.org/0000-0002-4823-3626
Sergio Ricardo Lessa Ortiz
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
https://orcid.org/0000-0003-4665-1602
Juliana Birchal
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9788572052832

Mots-clés :

Figurino

Synopsis

Dos bastidores eu vejo o mundo, volume 11, é uma edição especial dedicada à cenografia e aos trajes de cena de Ariane Mnouchkine (Théâtre du Soleil) e Peter Brook (Bouffes du Nord). A edição coordenada por Fausto Viana, Sérgio Lessa e Juliana Birchal traz cinco entrevistas inéditas com profissionais ligados ao Soleil: Aline Borsari, Maurice Durozier, Dominique Jambert, Vincent Mangado e Duccio Bellugi-Vannuccini, e um relato de conversa com Erhard Stiefel, mascareiro da trupe francesa. O volume apresenta ainda a tradução de entrevistas antigas dadas por membros do Soleil. A publicação traz também seis entrevistas com profissionais que trabalharam com Brook ao longo de sua extensa e produtiva carreira: Chloe Obolensky; Gunilla Weiss; Jean-Guy Lecat; Jean Kalman; Sally Jacobs e Yoshi Oida. Há também artigos inéditos sobre cenografia e trajes de cena do Soleil e relatos de viagem dos 3 organizadores, bem como um caderno especial de ensaios fotográficos, com curadoria de Maria Eduarda Borges, com fotos do acervo pessoal de cada organizador e de um fotógrafo convidado, Maurício Alcântara, que fotografou a temporada de Os efêmeros no Brasil.

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Bibliographies de l'auteur-e

Fausto Viana, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Fausto Viana é coordenador geral da publicação Dos bastidores eu vejo o mundo. É professor livre docente da Universidade de São Paulo. É associado da Cooperativa Paulista de Teatro; da Oistat, Organização Internacional dos cenógrafos, técnicos e arquitetos de teatro; da ABEPEM, Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda e da Association of Dress Historians, do Reino Unido. É autor, entre outros, dos seguintes livros: Para documentar a história da moda: de James Laver às blogueiras fashion; O Traje de cena como documento; Dos cadernos de Sophia Jobim. Desenhos de história da moda e de indumentária e O figurino teatral e as renovações do século XX.

Sergio Ricardo Lessa Ortiz, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Sergio Ricardo Lessa Ortiz possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2013/2020). É ator formado pelo Indac. Atualmente é professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, um dos coordenadores do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenador dos cursos de Pós-Graduação: Cenografia e Figurino, Design de Interiores e Direção de Arte em Comunicação desta Instituição. Membro do Corpo Curatorial da 15a. Quadrienal de Praga de 2023, principal evento de cenografia mundial. Ganhou prêmio de melhor trabalho coletivo durante o evento.

Juliana Birchal, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Juliana Birchal é atriz, palhaça e professora. Licenciada em Teatro pela UFMG (2013) e formada como atriz no curso Profissionalizante em Teatro do CEFART/Palácio das Artes (2010), conduz pesquisa de mestrado na ECA/USP sobre mascaramentos no Théâtre du Soleil, trupe com a qual realizou residência artística entre 2014 e 2016. Em 2023, estreou trabalho autoral envolvendo mascaramentos intitulado Subterrânea: uma fábula grotesca. Em sua carreira como atriz, além da experiência com Ariane Mnouchkine (Théâtre du Soleil), participou de cursos e oficinas com Eugenio Barba e Julia Varley (Odin Teatret), Renato Ferracini (LUME Teatro), entre outros.

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##catalog.published##

mai 20, 2024
COMMENT DEVISER

Renseignements à propos de cette monographie

ISBN-13 (15)

978-85-7205-283-2