Essa PET é PANC: proposta de uma sequência didática com plantas alimentícias não convencionais - guia de orientações didáticas

Auteurs-es

Vanice Conceição de Melo Simões
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
https://orcid.org/0000-0002-4081-0898
Fernando Periotto
Universidade Federal de São Carlos
https://orcid.org/0000-0002-0951-8274

Mots-clés :

Sequência didática, Educação alimentar e nutricional, Educação ambiental

Synopsis

Este guia de orientações didáticas surgiu da pesquisa denominada Essa PET é PANC: explorando o potencial das plantas alimentícias não convencionais na horta escolar para uma alimentação adequada e saudável nos anos iniciais do ensino fundamental. A obra baseou-se na elaboração de uma sequência didática para o Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFICIAMB) da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP). O principal objetivo desta guia é enriquecer as discussões em torno dos conceitos de alimentação adequada e saudável, focalizando nas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e sua aplicação na horta escolar. Essa abordagem visa oferecer ao corpo docente diretrizes para um trabalho pedagógico enriquecedor, promovendo não apenas o entendimento sobre as PANC, mas também resgatando valores culturais relacionados ao consumo consciente e responsável, ao mesmo tempo em que se destaca a alta densidade nutricional dessas plantas, sem necessidade de investimentos substanciais. Desse modo, almeja-se contribuir para uma aprendizagem significativa por parte dos estudantes, além de fornecer sugestões concretas para a incorporação desses temas nas aulas e, potencialmente, inseri-las na merenda escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Vanice Conceição de Melo Simões, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (2001); pós graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luís (2005), Educação Infantil pela Universidade Cidade de São Paulo (2011) e mestrado no Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo/USP (2023). Atualmente é professora efetiva dos Anos Iniciais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos/SP. E-mail: vanicemelo7@gmail.com

Fernando Periotto, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Ciências Biológicas, Licenciatura e Bacharelado (2000), Mestrado e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais (2003 e 2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ciências Biológicas, com ênfase em Ecologia e Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino presencial e a distância, germinação de sementes, produção de mudas florestais, bioquímica, ecofisiologia da flora de cerrado e fitoplâncton de águas continentais, formação continuada de professores, métodos e técnicas de ensino e ensino de botânica.

Capa

Téléchargements

##catalog.published##

novembre 29, 2023
COMMENT DEVISER