Interações de gênero nas salas de aula da Faculdade de Direito da USP: um currículo oculto?

Autores/as

Sheila Christina Neder Cerezetti, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito; Cecília Barreto de Almeida, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito; Izabella Menezes Passos Barbosa; Lívia Gil Guimarães; Luciana de Oliveira Ramos; Marília Mayumi Kotaki Rolemberg Lessa; Francisco A. P. Gandolfi de Tulio; Gabriela Biazi Justino da Silva; Gabriela de Oliveira Junqueira; Isabela Scarabelot Castro Alves; ; Isabelle Oglouyan de Campos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito; Lívia Boruchovitch Fonseca; Luíza Pavan Ferraro

Palabras clave:

Discriminação baseada em gênero, Estereótipos de gênero, Inclusão social, Educação superior, Ensino jurídico, Direito à Educação, Universidades, Brasil

Sinopsis

Em iniciativa inédita no Brasil, a pesquisa “Interações de gênero nas salas de aula da Faculdade de Direito da USP: um currículo oculto?” buscou compreender como e de que forma o processo de ensino e aprendizagem nas salas de aula da FDUSP é marcado por dinâmicas de gênero. Para descrever e analisar as interações discente-discente, docente-discente e, ainda, docente-docente, foi realizado um esforço coletivo, pautado em métodos rigorosos de pesquisa pouco comuns na área jurídica, tais como a observação participante, com inspiração no método etnográfico, e as entrevistas com discentes. Esse empreendimento resultou nesta obra, que tem importância ímpar para um campo de pesquisa ainda em construção no Brasil, qual seja, o dos estudos de gênero e direito.

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Publicado

abril 25, 2023
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