Entre o videoclipe, o filme documentário e o cinema: da “caixa preta” à crítica social, da leitura decolonial afro-brasileira à amefricanidade ladinoamericana

Autores/as

Mônica do Amaral
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
https://orcid.org/0000-0001-6951-5094
Giselle Gubernikoff
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
https://orcid.org/0000-0003-3068-2893

Palabras clave:

Cinema, Documentário, Videoclipe, Educação

Sinopsis

O livro foi criado a partir curso de pós-graduação que envolveu o cinema, o videoclipe e o debate decolonial, proporcionado pelo programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e outras Legitimidades (Diversitas-FFLCH) da USP. Os organizadores, com suas respectivas experiências, delinearam um percurso pelas produções cinematográficas significativas do cinema norte-americano, russo e brasileiro, e do videoclipe, com ênfase na estética da montagem como estratégia de formação/implicação subjetiva do público. Professores/organizadores e alunos se empenharam em proveitosas discussões durante o curso, intitulado "Do cinema ao videoclipe: um debate sobre a estética da imagem nas perspectivas benjaminiana, da teoria feminista e do debate decolonial" ora confrontando divergências, ora possibilitando abertura para a chegada do novo, no sentido de estímulo ao conhecimento, partindo-se de uma ótica original de pensar a produção cinematográfica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

septiembre 29, 2022
CÓMO COTIZAR

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-87047-38-6