Uma cartografia na formação de professores para a educação básica: práticas e soluções inovadoras em propostas curriculares

Autores/as

Bernardete Gatti
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados
https://orcid.org/0000-0002-9297-726X
Luisa Veras de Sandes-Guimarães
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
https://orcid.org/0000-0001-6894-7784
Daniel Fils Puig
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados
https://orcid.org/0000-0003-3058-9744

Palabras clave:

Professores de educação básica, Formação, Ensino Fundamental - Brasil, Currículos e Programas I

Sinopsis

A iniciativa desta Cartografia é parte do eixo de curadoria e pesquisa da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP. Trata-se de um estudo que teve por objetivo principal identificar e analisar cursos de formação inicial de professores para a educação básica no Brasil (licenciaturas) que apresentem inovações em termos de práticas e dinâmicas curriculares. Especificamente, serão analisados casos que busquem a interdisciplinaridade na formação dos futuros docentes, bem como uma ativa articulação com as escolas de ensino básico da região em que atuam. Mapear essas iniciativas que apresentem novas dinâmicas curriculares, diferenciadas das tradicionais, de modo a compreender os caminhos percorridos por esses cursos e soluções desenvolvidas para o processo de formação de professores para atuação na educação básica é trazer à luz um movimento de renovação requerido por instituições diversas o qual pode inspirar outras iniciativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
capa

Descargas

Publicado

junio 13, 2022
CÓMO COTIZAR

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-87773-28-5