A outra face: a máscara e a (trans)formação do atuante: ligeiros olhares sobre práticas em escolas universitárias e dois grupos de teatro

Autores/as

Felisberto Sabino da Costa
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Palabras clave:

Teatro – Representação, Máscaras, Teatro – Estudo e ensino, Ensino superior, Atores – Formação profissional

Sinopsis

O livro foi elaborado na primeira década do ano 2000, e retomado apenas agora, com pequenas modificações. Dessa forma, o trabalho se mostra como recorte de um tempo, uma fotografia que aborda processos com a máscara em um determinado intervalo de tempo, configurando-se como registro que, imerso em um processo histórico, não pretende dar conta de tudo. Sob essa perspectiva, a viagem empreendida nessa leitura necessita da sinalização de alguns procedimentos. O intuito do trabalho é abordar a pedagogia da máscara levada a cabo por alguns artistas-professores, em algumas escolas de teatro brasileiras, centrada no artefato colocado na face do ator ou da atriz, distanciando-se de uma perspectiva expandida, tal como, por exemplo, o mascaramento. A ideia não é verticalizar um determinado tema, mas fazer um sobrevoo nas práticas apontando alguns processos. O autor vislumbrou elaborar uma espécie de léxico do trabalho com a máscara, porém, não no formato de verbetes isolados, mas entrelaçados em narrativa que alinhasse ligeiramente cada tema tocado. Nesse sentido, o autor alerta para que não se espere uma imersão na profundeza de um rio-máscara, antes, um navegar pela superfície das águas, que reverbera no casco (ou na pele) a tensão da profundidade. Ao trazer essas indicações para o voo, o autor não busca uma justificativa, pois foi uma escolha permanecer na pele e não atingir o osso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

diciembre 22, 2021
CÓMO COTIZAR

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-88640-56-2