Teatralidades diaspóricas

Autores/as

Dodi Leal
Universidade Federal do Sul da Bahia
Éder Rodrigues
Universidade Federal do Sul da Bahia
Felisberto da Costa
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Palabras clave:

Teatro, Teatro - Aspectos sociais, Teatro - Representação, Performance, Arte-educação

Sinopsis

Há registros mostrando que a trança surgiu no continente africano. Tranças formando paisagens, desenhos nas cabeças que sinalizavam a origem da pessoa. Durante o período de colonização do Brasil, tranças serviram como rotas e mapas desenhados nas cabeças de homens e mulheres que foram escravizados, para planejamento das fugas. Estratégias e jogos de corpos, invenções de narrativas como armas libertárias. Invocando ações que lançam olhares em diversos processos, a obra Teatralidades diaspóricas revela um entrançado potente, por intermédio de capítulos que compõem uma escritura-paisagem, na qual podemos contemplar articulações que sinalizam o chão de seu propósito: o corpo insurgente, forjado como arco e lira simultaneamente, arma e arte, em uma perspectiva (tensão) expandida necessárias à criação de outros mundos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

noviembre 12, 2021
CÓMO COTIZAR

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-88640-48-7

doi

10.11606/9786588640487