Caminhos da região central paulista: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável

Autores/as

Marcel Fantin
Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Simone Helena Tanoue Vizioli
Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos

Palabras clave:

Tecnologia territorial urbano, Desenvolvimento sustentável (Educação), Sustentabilidade, Educação

Sinopsis

A publicação, composta por três volumes, é resultado das experiências extensionistas de docentes da Universidade de São Paulo (USP – São Carlos), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de Araraquara (UNIARA). Baseadas na estrutura didático-pedagógica do Projeto Rondon, o objetivo é apresentar possibilidades de engajamento de estudantes universitários em ações voltadas para a cidadania e o desenvolvimento sustentável em um contexto de ensino e aprendizagem. Os textos apresentam oficinas integradas que buscam alcançar benefícios permanentes para municípios de pequeno porte e com baixo índice de desenvolvimento humano, incluindo a melhoria do bem-estar social e o fortalecimento de políticas públicas, de forma a atender às necessidades específicas das comunidades envolvidas. As oficinas deste primeiro volume contam com dois enfoques: cursos de difusão e uso de tecnologias digitais voltados para as questões urbanas, arquitetura, patrimônio cultural e geoprocessamento, e oficinas de curta duração, com atividades que procuram fortalecer a economia local, focadas no aprendizado sobre a confecção, apresentação e estratégias de comercialização de produtos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

septiembre 27, 2021
CÓMO COTIZAR

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-86810-23-3

doi

10.11606/9786586810233