Educação como direito em Santo André/SP: a longa construção do século XX
Palabras clave:
Educação, Direito social, Território, Santo AndréSinopsis
Territorializar o direito à educação dos trabalhadores é uma operação presente neste livro, fruto de trabalho de pesquisa realizado em uma microrregião de Santo André, cidade que integra a região do estado de São Paulo conhecida como ABC, berço da industrialização paulista no século XX. Dois bairros de Santo André – Vila Palmares e Vila Sacadura Cabral – são o foco do estudo desenvolvido a partir da memória documental e vivida de seus moradores, acompanhada das transformações sociais, políticas e econômicas do país, da região e da cidade. O direito à educação escolar básica como tema clássico dos estudos de políticas públicas e educacionais é aqui investigado por recortes singulares que possibilitam a visibilidade de um longo processo de disputas e lutas, em diferentes dimensões, que interroga a questão da igualdade de condições a homens e mulheres, a diferentes gerações e classes sociais que habitam o território no contexto das conquistas quanto à escolarização pela população trabalhadora.
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