Manual de fisiologia vegetal: fisiologia da produção de cultivos. v.1

Autores/as

Paulo Roberto de Camargo e Castro
Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Ricardo Alfredo Kluge
Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
https://orcid.org/0000-0002-6198-8871
Artur Bernardeli Nicolai
Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Palabras clave:

Fisiologia vegetal, Plantas cultivadas, Biologia vegetal, Ecologia vegetal

Sinopsis

Este livro é destinado principalmente às disciplinas das áreas de Fitotecnia e de Horticultura nos níveis de graduação e de pós-graduação das faculdades de Agronomia. O texto poderá ser utilizado também por professores e estudantes das áreas de Biologia e Ecologia Vegetal, Agricultura e Pastagens, além de outras disciplinas afins, pois propicia a base necessária para a abordagem científica destas disciplinas. Esta obra abrange conhecimentos ecofisiológicos de 25 plantas cultivadas. Para a solução de problemas com essas culturas em condições de campo e maximizar a produção econômica, a obra torna-se indispensável aos agrônomos, consultores e produtores que vivem o dia-a-dia nos sistemas de produção agrícola. Atenção especial foi dada à extensão e aos temas tratados em cada cultivo de forma a apresentar os fundamentos mais relevantes. A bibliografia citada encontra-se no final do texto referente a cada cultivo. Todos os autores de cada texto realizaram o trabalho durante o curso de Pós-Graduação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, disciplina de Fisiologia da Produção de Cultivos. O Brasil desponta como um dos maiores e mais eficientes países produtores agrícolas do mundo, devido ao conhecimento desenvolvido pelos pesquisadores e das novas tecnologias incorporadas aos diferentes manejos de cada cultivo. A nova fronteira da ciência agronômica oferece oportunidade para uma transformação dos sistemas agroalimentares, que possibilita produzir em novos ambientes inóspitos. Faz-se necessário dar solidez a essa agenda através da biofortificação, nutrição mineral, disponibilidade hídrica e agricultura digital, rumo à uma maior eficiência e sustentabilidade das plantas cultivadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Roberto de Camargo e Castro, Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Engenheiro Agrônomo, M.S., Doutor em Agronomia, Professor Adjunto, Livre Docente e Professor Titular da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, Piracicaba, S.P.

Ricardo Alfredo Kluge, Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Engenheiro Agrônomo, M.S., Doutor em Agronomia, Livre Docente e Professor Associado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, Piracicaba, S.P

Artur Bernardeli Nicolai, Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Engenheiro Agrônomo, M.S., Doutorando em Fisiologia e Bioquímica de Plantas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, Piracicaba, S.P.

Descargas

Publicado

enero 28, 2025
CÓMO COTIZAR

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-87391-75-5

doi

10.11606/9786587391755