Educação patrimonial em São Carlos-SP: identificando referências culturais na universidade e na escola

Autores/as

André Frota Contreras Faraco
Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Simone Helena Tanoue Vizioli
Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Palabras clave:

Patrimônio cultural (educação), Extensão universitária, Patrimônio arquitetônico

Sinopsis

Esta publicação decorre de experiências de Educação Patrimonial desenvolvidas no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), especialmente, as que ocorreram durante e após a pesquisa e defesa da dissertação de mestrado do arquiteto e urbanista André Frota Contreras Faraco, “Educação Patrimonial: processo participativo de identificação de referências culturais dos universitários do campus USP São Carlos”, sob orientação da Professora Doutora Simone Helena Tanoue Vizioli. Assim, são apresentadas duas experiências: a primeira, @INVENTARIO.USP.SC, realizada no contexto de uma disciplina optativa de graduação ofertada pelos autores no IAU-USP, denominada “Patrimônio cultural e representação: por uma identificação das referências culturais da vida universitária, em São Carlos”, que foi estruturada em duas ações, uma no segundo semestre de 2021, outra no segundo semestre de 2022; a segunda consistiu em duas ações realizadas no primeiro semestre de 2023 em escolas públicas do município de São Carlos e fazem parte do projeto de cultura e extensão “Reconhecimento e valorização da cultura e da ciência: uma articulação entre a universidade e a sociedade em São Carlos”, financiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (projeto nº 2526). Sendo assim, o livro está organizado da seguinte forma: primeiro, há uma introdução ao arcabouço teórico-conceitual do campo da Educação Patrimonial que embasou as experiências; depois, são apresentadas as duas experiências, desde a concepção das ações, as metodologias empregadas, até os resultados; por fim, como considerações, são construídas análises sobre as experiências e de que forma elas contribuem não somente aos campos da Educação Patrimonial e do Patrimônio Cultural, mas também para a sociedade do município de São Carlos.

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Publicado

noviembre 15, 2023
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