O bairro e a escola: Campo Limpo / São Paulo

Authors

Simone Scifoni, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Felipe Gomes do Nascimento, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Francisca Zenita da Paixão Sousa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Luana de Almeida Pires Bezerra, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Marcelo Rocco, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Natália Bernardi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Keywords:

Atividade Extracurricular, Transdisciplinaridade, Ensino básico, Rede Pública, Campo Limpo/São Paulo

Synopsis

A obra Escolas Públicas e Universidade: “dentro e além dos muros” foi elaborada no âmbito da Proposta de Atividades Curriculares Interdisciplinares (com ênfase no território escolar), sendo parte dos resultados do Projeto Escolas Públicas e Universidade "dentro e além dos muros", aprovado junto ao Programa “Aprender na Comunidade”, sob responsabilidade da Pró Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo. Focando o território do bairro de Campo Limpo, na cidade de São Paulo, e o entorno da EMEF Dr. Sócrates Brasileiro, esta publicação apresenta uma “CARTOGRAFIA DO DIA À DIA”, realizada pela professora Simone Scifoni e por estudantes da Universidade de São Paulo, uma geografia em ação num conjunto de conceitos vinculados a uma estrutura de atividades que, servindo como roteiro de estudo desse lugar, pode ser aproveitada no estudo de territórios em que se situem outras escolas. A maneira como o conteúdo está disposto no material favorece uma pedagogia do espaço, um processo virtuoso de reflexão-ação, tanto para os professores e estudantes, diretamente envolvidos, como para os licenciados em estágio junto à escola, realizando a proposta freireana de uma formação crítica.

Downloads

Download data is not yet available.
Capa

Downloads

Published

May 30, 2023
HOW TO CITE

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

978-65-87047-19-5