Cidades MIL: indicadores, métricas e casos: Media and Information Literacy (MIL): indicators, metrics and cases

Autor/innen

Felipe Chibás Ortiz
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes
https://orcid.org/0000-0001-5506-4560
Júlio César Suzuki
Universidade Federal de Mato Grosso
https://orcid.org/0000-0001-7499-3242
Rita de Cássia Marques Lima de Castro
Faculdade Casper Libero
https://orcid.org/0000-0002-0137-6005

Schlagworte:

América Latina – Estudo e pesquisa, Cidades, Alfabetização mediática

Über dieses Buch

Esta obra reúne produções voltadas à proposta das Cidades MIL da UNESCO, que envolve educar uma cidade inteira e seus bairros com a participação de seus diferentes atores sociais, os chamados ‘agentes de inovação social’: representantes do governo, professores, pesquisadores e estudantes, gestores e empresários, artistas e cidadãos. Temas essenciais, disruptivos e até futuristas são mostrados neste trabalho, como os indicadores e métricas para avaliar as cidades seguindo esse paradigma, os diversos modelos de cidade mais estudados e difundidos por organizações internacionais como UNESCO, ONU, OMS; Objetivos e Metas da Comunicação Integrada para Cidades Sabias MIL, Cidades Universitárias MIL, Conscientização da cidadania midiática, o papel do cidadão nos diferentes paradigmas da cidade, desenvolvimento integral da Alfabetização Midiática no setor corporativo e veicular de comunicação transmidiática; e novas formas de se trabalhar nas Cidades MIL, educação digital como ferramenta contra a desinformação, Ética na educação; a filosofia pós-humana que está por trás de todo esse arcabouço da UNESCO e a metodologia das 20 Barreiras Culturais à Comunicação (BCC) e cinco dimensões da Criatividade (recomendada pela UNESCO), mostrando casos interessantes de como utilizá-la para o diagnóstico das dificuldades que grupos vulneráveis enfrentam.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.
Capa

Downloads

Veröffentlicht

Mai 19, 2023
WIE MAN ZITIERT