A docência como lugar de partilha: experiência a partir do PIBID / PRP/ USP

Autor/innen

Eduardo Donizeti Girotto
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
https://orcid.org/0000-0002-9870-6188

Schlagworte:

Alfabetização, Ensino e Aprendizagem, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino médio, Prática de ensino

Über dieses Buch

O presente livro é resultado das ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o no
Programa de Residência Pedagógica (PRP) mantidos pela Universidade de São Paulo e que são de fundamental importância para garantir as condições de desenvolvimento da relação entre escola e universidade na formação de professores. Em cada um dos vinte capítulos deste livro, o leitor encontrará reflexões substanciais sobre a docência e os desafios de constituí-la no mundo contemporâneo. Encontrará também caminhos e propostas de materiais didáticos, sequências didáticas, processos avaliativos, metodologias de ensino, enfim, um conjunto amplo e detalhado de experiências que demonstram o intenso trabalho desenvolvido nos últimos dois anos e que reforçam o compromisso da Universidade de São Paulo com a formação docente de qualidade e focada no sentido público da educação. Esperamos que o presente livro possa contribuir para o fortalecimento de políticas de formação inicial e continuada de professores e professoras com foco no contexto escolar.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia (2005), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professor de ensino fundamental II e médio da Prefeitura Municipal de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e Professor do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Francisco Beltrão. Atualmente é professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, na área de Estágio Supervisionado e Ensino de Geografia.

Capa

Downloads

Veröffentlicht

November 25, 2024
WIE MAN ZITIERT

Angaben zur Monografie

ISBN-13 (15)

978-85-7506-501-3

doi

10.11606/9788575065013