Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos

Autor/innen

Marilene Proença Rebello de Souza, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia##submission.authorListSeparator## Alayde Maria Pinto Digiovanni, Universidade Estadual do Centro-Oeste##submission.authorListSeparator## Ronilda Iyakemi Ribeiro, Universidade Paulista##submission.authorListSeparator## Renato Batista da Silva, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia##submission.authorListSeparator## Nilson de Jesus Oliveira Leite Junior, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

Schlagworte:

Psicologia, América Latina

Über dieses Buch

A obra "Ignacio Martín-Baró em diálogo: contribuições para os estudos latino-americanos" é uma coletânea que trata da possibilidade de leituras da obra de Ignacio Martín-Baró em diálogo com diversas situações e contextos que configuram hoje os desafios e algumas das principais questões que afetam os povos da América Latina. Em tempos de aprofundamento das crises do capital internacionalmente e, de forma mais aprofundada, em países da América Latina e do Caribe, o pensamento de Ignacio Martín-Baró apresenta as bases ontológicas, epistemológicas e metodológicas para a ação ético-político-social de cada um e cada uma de nós que busca enfrentar a desigualdade social, a violência da luta de classes e as formas desumanas de viver. A obra de Ignacio Martín-Baró representa um significativo marco na Psicologia latino-americana, trazendo incontornáveis contribuições à edificação de uma perspectiva crítica na área. Consideramos que esta Coletânea possa ser lida e discutida por aqueles e aquelas que têm as questões latinoamericanas como centrais no avanço dos processos democráticos, da justiça social, do enfrentamento ao preconceito, ao racismo e à desigualdade. 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Marilene Proença Rebello de Souza, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

Psicóloga, Professora Titular da Universidade de São Paulo na área de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação "Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano" e Integração da América- Latina - PROLAM/USP". Coordena o LIEPPE - Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar e o Grupo de Estudos Ignacio Martín-Baró e a América Latina. Participa da Red Baró América Latina y El Caribe. Integra a Academia Paulista de Psicologia, ocupando a Cadeira nº 02 "Lourenço Filho".

Alayde Maria Pinto Digiovanni, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Psicóloga, professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste, docente e pesquisadora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP). Doutorado e pós-doutorado pelo Programa em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo. Participa da Red Baró América Latina y El Caribe.

Ronilda Iyakemi Ribeiro, Universidade Paulista

Etnopsicóloga, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e em Antropologia de África Negra pela Universidade de São Paulo (USP), é docente-pesquisadora da USP e da Universidade Paulista (UNIP). Integra diversos grupos de diálogo inter-religioso e diálogo da Psicologia com a Religião e os Saberes Tradicionais. Participa do Grupo de Estudos Ignacio Martín-Baró e a América Latina e da Red Baró América Latina y El Caribe. Integra a Academia Paulista de Psicologia, Cadeira nº 34, “Paulo Siwek”. Ialorixá da Religião Tradicional Iorubá.

Renato Batista da Silva, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (PSA) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (PPGPsi-UFSJ). Membro do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE) - núcleos UFMG/UFSJ/UNILESTE e USP. Membro do Grupo de Estudos Ignacio Martín-Baró e a América Latina e da Red Baró América Latina y El Caribe.

Nilson de Jesus Oliveira Leite Junior, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

Mestrando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI). Pós-graduando (MBA) em Gestão de Pessoas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Pós-graduando em Educação Social e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Espírito Santo/Sistema Universidade Aberta Capixaba (UFES/UnAC). Membro do Observatório do Trauma Psicopolítico (USP/UNIFESP), do Grupo de Estudos Ignacio Martín-Baró e a América Latina e da Red Baró América Latina y El Caribe.

Downloads

Veröffentlicht

März 27, 2024
WIE MAN ZITIERT