Diálogos sobre construcionismo social: entrevistas com Kenneth Gergen, Lupicinio Íñiguez-Rueda, Mary Jane Spink e Tomás Ibáñez: Coleção Estudos Avançados em Psicologia, v. 1

Autor/innen

Mariana Prioli Cordeiro
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
https://orcid.org/0000-0002-5523-5099
Felipe Tavares Paes Lopes
Universidade de Sorocaba
https://orcid.org/0000-0002-0204-5929
Jacqueline I. Machado Brigagão
Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
https://orcid.org/0000-0002-5566-8839
Emerson F. Rasera
Universidade Federal de Uberlândia
https://orcid.org/0000-0001-6289-2313

Schlagworte:

Psicologia, Psicologia social, Construcionismo social, Relativismo, Ontologia, Epistemologia - Ética

Über dieses Buch

O livro Diálogos sobre construcionismo social: entrevistas com Kenneth Gergen, Lupicínio Íñiguez-Rueda, Mary Jane Spink e Tomás Ibáñez tem o objetivo de apresentar os contornos dos debates construcionistas sociais por meio de entrevistas com pesquisadores(as) cujas obras marcaram significativamente a difusão desse movimento na comunidade brasileira. Considerando a escassez de literatura em português sobre o construcionismo social e de obras que contemplem conjuntamente perspectivas norte-americanas, europeias e brasileiras, este livro é uma contribuição para o debate das ideias construcionistas no contexto nacional e para a formação de novos(as) pesquisadores(as) na área. Ele inova no formato de um livro de entrevistas, trazendo uma originalidade para as publicações da área.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Mariana Prioli Cordeiro, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP e pós-doutora na mesma área pelo Instituto de Psicologia da USP. É docente do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do IP-USP. Realiza pesquisas com apoio da Fapesp, integra o GT “Psicologia social nos estudos urbanos: diálogos interdisciplinares” da ANPEPP e cocoordena o Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Movimentos Sociais e Políticas Sociais (TraMPoS) do IPUSP. É coeditora da revista Psicologia & Sociedade.

Felipe Tavares Paes Lopes, Universidade de Sorocaba

É graduado em filosofia (USP) e comunicação social (ESPM) e é mestre e doutor em psicologia social (PUC/SP e USP). Desenvolveu pesquisas de pós-doutorado nas áreas de sociologia do esporte (Unicamp), história contemporânea (FGV) e psicologia social (UAB). Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UNISO, onde tem desenvolvido pesquisas com apoio da Fapesp. Integra o GT “Psicologia social nos estudos urbanos: diálogos interdisciplinares”, da ANPEPP.

Jacqueline I. Machado Brigagão, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Psicóloga social, docente do curso de obstetrícia e do Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará. Integrante do GT “Cotidiano e Práticas Sociais”, da ANPEPP. Líder do “Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Saúde”, do CNPq.

Emerson F. Rasera, Universidade Federal de Uberlândia

Possui doutorado em psicologia pela Universidade de São Paulo. É Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Foi Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social. É Membro do Taos Institute (USA). Integrante do GT “Cotidiano e Práticas Sociais”, da ANPEPP. Líder do Grupo de Pesquisa “Psicologia, Saúde e Construcionismo Social” (CNPq). Bolsista Produtividade CNPq/Pesquisador Mineiro FAPEMIG.

Capa

Downloads

Veröffentlicht

Juni 14, 2023
WIE MAN ZITIERT