Educação para sustentabilidade: diálogos interdisciplinares

Auteurs-es

Fernanda da Rocha Brando
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Giselle Alves Martins
Universidade de São Paulo. Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (LEDiB/USP)
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.11606/9786588082027

Mots-clés :

Sustentabilidade, Formação de Professores, Interdisciplinaridade

Synopsis

A fragmentação e descontextualização de currículos e atividades escolares mostram certa desarticulação com temas ambientais que são de urgente atenção para as sociedades atuais, o que compromete a educação de milhares de cidadãos a estarem preparados para lidar com as demandas de um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a visão de uma educação cidadã interdisciplinar, na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, traz a ideia de processos formativos participativos. A Educação para a Sustentabilidade se torna pertinente nesse cenário por tratar de questões ambientais e humanas de forma integrada e de objetivar o desenvolvimento de uma consciência crítica que inter-relaciona aspectos sociais, ecológicos, econômicos, políticos, culturais, científicos, tecnológicos e éticos. Os objetivos específicos do projeto são: construir um “cardápio de atividades sustentáveis”, desenvolver seminários online de sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), articular diferentes áreas do conhecimento em espaços formais e não formais de ensino e criar um fórum de diálogo entre pesquisadores e comunidades escolares envolvidas com temas voltados à educação e sustentabilidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

##catalog.published##

novembre 3, 2021

##catalog.categories##

COMMENT DEVISER

Licence

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.

Renseignements à propos de cette monographie

ISBN-13 (15)

978-65-88082-02-7

doi

10.11606/9786588082027